Título: | VOZ EM JOGO - O SOM DA IMAGEM: ANÁLISE VISUAL DE JOGOS COMPUTACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO FONOARTICULATÓRIO DE CRIANÇAS SURDAS | |||||||
Autor: |
LETICIA VORCARO GOMES |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 02/SET/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5408&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5408&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5408 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente dissertação parte de um estudo realizado no
Instituto Nacional de Educação dos Surdos que pensa as
questões das mensagens visuais de jogos de computador
destinados à aquisição da fala de crianças surdas. Os
jogos, conhecidos como Jogos de Voz e desenvolvidos no
Laboratório de Processamento Digital da Fala, da Faculdade
de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, na tese
de doutorado de Antônio Marcos de Lima Araújo, consistem
na retroalimentação visual da fala do jogador. Isto é,
enquanto a criança exercita o controle dos órgãos de
fonação em um microfone ligado ao computador, ela
compreende e assimila o exercício através de uma resposta
gráfica e ilustrativa gerada em tempo real na tela do
computador. A criança vê o que está falando. Dos quatorze
módulos dos Jogos de Voz que foram jogados por crianças
com idade entre 6 e 12 anos, em seções regulares, durante
um ano, na Divisão de Fonoaudiologia, DIFON, do INES,
foram selecionados para análise os dois mais jogados nesse
período. A avaliação dos jogos de retroalimentação visual
para crianças surdas, que buscam representar visualmente o
que ocorre no instante da fala, indica que o
design exerce papel determinante na aquisição dos
resultados a que se propõem.
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