Título: | DA NARRATIVA DE FUNDAÇÃO À FUNDAÇÃO DA NARRATIVA: LEITURA HISTÓRICO-FICCIONAL SOBRE A ORIGEM DE UMA CIDADE COLONIAL COM NOME INDÍGENA | ||||||||||||
Autor: |
LUIZ HENRIQUE DE NADAL |
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Colaborador(es): |
MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador |
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Catalogação: | 27/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53924&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53924&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53924 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa parte de um vestígio histórico: Caibi, palavra indígena com o
qual foi batizada uma cidade de colonização italiana do extremo Oeste
catarinense, região Sul do Brasil. Fundada a partir de uma colônia de
descendentes de imigrantes europeus, na década de 1920, a história de fundação
da cidade é contada no livro Caibi: Histórias e Memórias (2012) pelo ponto de
vista dos chamados pioneiros, colonos ou pessoas de origem. Este último, modo
pelo qual a população nativa de caboclos se referia aos novos ocupantes de suas
terras. Interessado no lapso entre a narrativa oficial de fundação e os testemunhos
do grupo que vivia anteriormente na região, descendente de indígenas, este
trabalho faz um cruzamento entre as duas versões da história. Inicialmente,
através de uma abordagem histórico-crítica sobre a narrativa local de fundação em
que são utilizados estudos de revisão historiográfica, materiais de arquivos e
entrevistas realizadas com os caboclos que vivem até hoje na cidade. Feita a
releitura em torno da narrativa fundacional, outra parte do trabalho consiste na
proposta de fundação de uma nova narrativa: um texto ficcional, no formato
romance poético, que utiliza o material reunido para forjar uma nova origem para
a cidade. A qual inclui caboclos e indígenas como personagens ao lado dos já
conhecidos colonos. Além do caboclamento historiográfico realizado a partir do
conceito de caboclo de Luiz Antônio Simas, estão presentes nesta discussão as
noções de arquivo (Jacques Derrida e Michel Foucault), roteiro e performance
(Diana Taylor), história e narrativa (Walter Benjamin).
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