Título: | ALICE: UMA DINÂMICA CRIATIVA IRREVERSÍVEL | ||||||||||||
Autor: |
LARISSA GUIMARAES AVERBUG |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LUIZA NOVAES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 08/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: |
TESE
![]() |
||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53587&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53587&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53587 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com foco em processo criativo e transmidialidade, esta pesquisa propõe investigar
a dinâmica criativa irreversível impulsionada por Lewis Carroll, através de suas
duas obras aclamadas, as Alices. Da era vitoriana à arte contemporânea,
Wonderland e Looking-Glass se mantêm em devir, reinventadas nas mãos de
artistas que, inspirados pelo universo do autor, mesclam realidade e ficção ao
integrar a biografia à obra. O fenômeno cultural se torna transmidiático, não de
maneira estratégica e centralizada, mas de forma orgânica e caótica, através de
inúmeros produtores visuais dispersos no tempo e no espaço. Muitos desses
produtores têm formação em design e, ao atuarem em áreas correlacionadas e
mídias diversas – como ilustração, fotografia, arte, cinema e games –, parecem
desenvolver uma atitude projetual criativa que os permite colaborar com o
fenômeno cultural em expansão. Propõe-se, assim, identificar não só as
convergências e divergências entre linguagens visuais e mídias, como o pensamento
do produtor visual em seu fazer projetual, artístico e poético. Ao mapear exemplos
da visualidade de Alice, a intenção é a de delinear as características dessa
dinâmica, que, através da repetição e dos desvios, permite à narrativa uma constante
ressignificação. Acredita-se que, como obras abertas à iniciativa do leitor e do
artista, as histórias nonsense contribuam como elementos catalizadores de novos
processos criativos: na dinâmica de Alice, criam-se novas relações de autoria e
coautoria, de produção, recepção e mediação. Ao fazer reverberar, sobretudo,
diferentes vozes interdisciplinares, esta pesquisa pretende apresentar uma
abordagem teórica, crítica e filosófica sobre questões da pós-modernidade presentes
em Alice.
|
|||||||||||||
|