Título: | FUGA A DUAS VOZES: POÉTICAS DE ESCUTA EM PRIMO LEVI E ROBERTO BOLAÑO | ||||||||||||
Autor: |
LEANDRO DONNER |
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Colaborador(es): |
ROSANA KOHL BINES - Orientador |
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Catalogação: | 05/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53534&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53534&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53534 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação coteja obras de Primo Levi e Roberto Bolaño a partir
de leituras sonoras de seus escritos. Entende-se por leituras sonoras uma atenção
ampliada à musicalidade e a outros aspectos auditivos expressos no conteúdo e na
forma literária dessas obras. Nessa perspectiva, busca-se apontar sintonias e
contrastes entre os expedientes criativos dos autores em questão. Algo que os
vincula de antemão é o fato de suas escritas serem atravessadas por experiências
em regimes totalitários: Levi é sobrevivente da Shoá, enquanto Bolaño lidou com
o autoritarismo das ditaduras latino-americanas. O presente trabalho não procura
confrontar estratégias de testemunho e ficção — procedimentos de escrita que
emergem dessas vivências —, mas assume que, nos escritores analisados, tais
registros de certa forma se imiscuem, formando um tecido sonoro-textual de efeito
estético singular que permite diversas análises. Para realizá-las, o pesquisador
procura estabelecer e enunciar certas poéticas de escuta, particularmente aquelas
de maior acento político, partindo de elementos sonoros como intensidade e ritmo
e percorrendo questões como tempo, memória, excesso, imprecisão, morte e arte.
O corpus de análise da dissertação é composto de É isto um homem?, A trégua e Os
afogados e os sobreviventes, de Levi; dos romances 2666, Estrela distante, O
Terceiro Reich e Amuleto e do conto Carnê de baile, de Bolaño. A conexão entre
as obras é dinamizada pelo conceito físico-sonoro de ressonância, em diálogo com
Tato Taborda, e conta com a interlocução de pesquisadores como Giuliano Obici,
Michael J. Shapiro, Marília Librandi-Rocha e Arthur Nestrovski.
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