Título: | ESTRANHAMENTO, FRAGMENTOS E RESISTÊNCIA NO DIÁLOGO ENTRE AGNÈS VARDA E CLARICE LISPECTOR | ||||||||||||
Autor: |
DANIELLA ROCHA CLARK |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
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Catalogação: | 24/JUN/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53408&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53408&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53408 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta dissertação busca construir um diálogo entre a escritora brasileira Clarice Lispector, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira, e Agnès Varda, cineasta belga radicada na França. Enquanto a primeira estabeleceu uma mudança de paradigma na prosa de ficção brasileira, produzindo imagens a partir da escrita, a segunda se tornou uma referência do cinema ensaístico em todo o mundo, usando
o texto de suas narrações em off para expandir o significado das cenas que
preenchiam a tela. A análise de suas obras revela pontos de intersecção na
construção de suas narrativas: ambas cultivam um olhar especulador e formas
semelhantes de estranhamento e deslocamento, partindo do fragmento para falar do
todo e enfocando os que estão à margem. Esta dissertação tem também como
objetivo identificar traços como flexibilidade e apagamento da ideia de roteiro e de
linearidade, tanto temporal quanto da trama como um fio que se possa seguir.
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