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Título: RG DESIGN: UM PANORAMA SOBRE A(S) IDENTIDADE(S) DO DESIGN NO BRASIL, ATRAVÉS DO OLHAR DOS FORMANDOS
Autor: LUCIANA DOS SANTOS CLARO FRANCA
Colaborador(es): JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
ALEXANDRE FARBIARZ - Coorientador
Catalogação: 17/MAI/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52737
Resumo:
Esta tese buscou levantar como os futuros designers compreendem/percebem o design na contemporaneidade e qual(is) a(s) possível(is) identidade(s) do design no Brasil. Objetivou-se estabelecer um panorama sobre quais as percepções dos formandos sobre o que é design, quais as principais “personagens” que os inspiram e o que esperam de sua atuação no futuro. Para tal, foram alcançados os seguintes objetivos específicos: caracterizar o design na contemporaneidade; levantar conceitos de design; levantar as influências estrangeiras na formação em Design no Brasil; identificar, no discurso dos futuros designers brasileiros, as percepções sobre conceitos de design, influências e perspectivas de atuação; refletir sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil. A partir dos discursos dos alunos e de suas referências teóricas, foi possível perceber que a compreensão do design no Brasil é influenciada por países que são referências em design, majoritariamente os Estados Unidos, o que compromete a constituição de uma identidade nacional e/ou identidades regionais. Atualmente, poucos estudos têm abordado as características e compreensões do formando sobre sua profissão. Com esta pesquisa, estabeleceu-se um panorama sobre as percepções do aluno acerca de conceitos, influências e perspectivas de atuação, que contribuiu para a reflexão sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil. Constituiu-se um percurso metodológico pautado em uma pesquisa exploratória/explicativa e qualitativa/quantitativa, com as seguintes grandes etapas: pesquisa bibliográfica e documental; piloto da pesquisa; estudo de caso em território nacional; e reflexões sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF