Título: | RG DESIGN: UM PANORAMA SOBRE A(S) IDENTIDADE(S) DO DESIGN NO BRASIL, ATRAVÉS DO OLHAR DOS FORMANDOS | |||||||
Autor: |
LUCIANA DOS SANTOS CLARO FRANCA |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador ALEXANDRE FARBIARZ - Coorientador |
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Catalogação: | 17/MAI/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52737&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52737 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese buscou levantar como os futuros designers compreendem/percebem o
design na contemporaneidade e qual(is) a(s) possível(is) identidade(s) do design no
Brasil. Objetivou-se estabelecer um panorama sobre quais as percepções dos
formandos sobre o que é design, quais as principais “personagens” que os inspiram e o
que esperam de sua atuação no futuro. Para tal, foram alcançados os seguintes objetivos
específicos: caracterizar o design na contemporaneidade; levantar conceitos de design;
levantar as influências estrangeiras na formação em Design no Brasil; identificar, no
discurso dos futuros designers brasileiros, as percepções sobre conceitos de design,
influências e perspectivas de atuação; refletir sobre a(s) identidade(s) do design no
Brasil. A partir dos discursos dos alunos e de suas referências teóricas, foi possível
perceber que a compreensão do design no Brasil é influenciada por países que são
referências em design, majoritariamente os Estados Unidos, o que compromete a
constituição de uma identidade nacional e/ou identidades regionais. Atualmente,
poucos estudos têm abordado as características e compreensões do formando sobre sua
profissão. Com esta pesquisa, estabeleceu-se um panorama sobre as percepções do
aluno acerca de conceitos, influências e perspectivas de atuação, que contribuiu para a
reflexão sobre a(s) identidade(s) do design no Brasil. Constituiu-se um percurso
metodológico pautado em uma pesquisa exploratória/explicativa e
qualitativa/quantitativa, com as seguintes grandes etapas: pesquisa bibliográfica e
documental; piloto da pesquisa; estudo de caso em território nacional; e reflexões sobre
a(s) identidade(s) do design no Brasil.
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