Título: | PRIMITIVE: A EXPERIÊNCIA DO PRIMITIVISMO EM APICHATPONG WEERASETHAKUL | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO BRITO BRANDAO |
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Colaborador(es): |
LUIZ CAMILLO DOLABELLA PORTELLA OSORIO DE ALMEIDA - Orientador |
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Catalogação: | 06/ABR/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=52036&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.52036 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
De Gaugin a Picasso, o primitivismo foi um conceito-chave para o
desenvolvimento das vanguardas européias. Termo polêmico, historicamente
associado ao processo colonialista e ao eurocentrismo, foi curioso reencontrá-lo
como título do projeto de um dos artistas mais radicais e inventivos do século
XXI: o tailandês Apichatpong Weerasethakul. Desenvolvido em 2009, o Primitive
Project é um reencontro de Weerasethakul com o nordeste da Tailândia, a região
de Isaan, e consistiu de uma exposição, compreendida de sete video-instalações e dois
curtas-metragens, um livro de artista da plataforma Cujo, além do longametragem
Tio Boonmee que pode recordar de suas vidas passadas, premiado com
a Palma de Ouro em Cannes, em 2010. Partindo de uma discussão teórica, crítica
e histórica do conceito do primitivo no século XX, a dissertação elabora uma
leitura das propostas e imagens que constituem o Primitive Project, indicando a
maneira como Weerasethakul apropria-se do termo primitivo, transformando-o em
um espaço de experiência de outras possibilidades de encontro com o audiovisual.
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