Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN E INOVAÇÃO SOCIAL: TECNOLOGIA SOCIAL A PARTIR DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS DO DESIGN
Autor: LUIZ CLAUDIO LAGARES IZIDIO
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
Catalogação: 11/MAR/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51817&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51817&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51817
Resumo:
A presente dissertação trata do design como estratégia de inovação social, através do entendimento do uso de suas metodologias para o desenvolvimento de tecnologias sociais. Investiga como metodologias de design, usadas na prática de projetos/ grupos produtivos/ empreendimentos solidários com produção artesanal se tornam tecnologias sociais, e podem ser reaplicadas. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográfica sobre conceitos de inovação social, tecnologia apropriada, prática colaborativa, tecnologia social, sustentabilidade e codesign, dentre outros; um levantamento dos princípios e parâmetros de formação de tecnologias sociais; um estudo de casos múltiplos com análise de quatro grupos que trabalham a relação do design com o artesanato, incluindo como instrumentos de pesquisa questionário online e entrevistas, mapeamento de iniciativas, análise dos dados com cruzamento de informações. Uma discussão acerca dos modelos metodológicos adotados pelas iniciativas dos quatro grupos se segue, e quadros comparativos são elaborados no intuito de dar visibilidade aos achados da pesquisa. O estudo verificou que no processo de inovação social o design contribui com suas metodologias, dentre outras coisas, para a geração de tecnologias sociais visando uma melhor qualidade de vida das pessoas, desenvolvimento local e transformação social.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF