Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESTUDO EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO DE ELEMENTOS MISTOS CONSTITUÍDOS DE PERFIS DUPLO I PREENCHIDOS COM CONCRETO ARMADO
Autor: RODRIGO POMPERMAYER SOARES
Colaborador(es): SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - Orientador
Catalogação: 09/MAR/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51765&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51765&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51765
Resumo:
Nesta dissertação, foi desenvolvido um estudo experimental de um sistema de pilares mistos. O modelo estrutural consiste em dois perfis I laminados ligados por conectores soldados na região das almas, e com concreto armado preenchendo a região entre os perfis. Além dos conectores ligando as almas dos perfis principais do pilar, também se têm a presença de conectores do tipo stud bolt soldados nas almas, permitindo maior interação aço-concreto e evitando a flambagem de alma. Neste trabalho, são apresentados os detalhes do sistema construtivo, evidenciando a melhor maneira de executar a fabricação do sistema misto, assim como as recomendações de projeto. Com base em resultados teóricos iniciais e nos custos inerentes à produção do sistema, desenvolveu-se um programa experimental no Laboratório de Estruturas e Materiais da PUC-Rio. Este programa experimental teve como objetivo avaliar o comportamento estrutural do sistema proposto quando sub-metido à flexão, determinar o comportamento carga x deslocamento da estrutura, a carga última de plastificação da estrutura, as dificuldades de montagem do sistema, assim como o custo benefício ao levar em conta todos os processos realizados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF