Título: | MODELAGEM DO COMPORTAMENTO DE PILARES MISTOS DE SEÇÃO COMPOSTA PREENCHIDOS COM CONCRETO ARMADO | ||||||||||||
Autor: |
GABRIEL AMOS ALVES CRUZ LIMA |
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Colaborador(es): |
RAUL ROSAS E SILVA - Orientador SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - Orientador |
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Catalogação: | 21/JAN/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51312&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51312&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51312 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A obtenção de estruturas mais resistentes e rígidas, e economicamente
viáveis, é uma preocupação cada vez maior na construção civil. Sob essa ótica,
este trabalho tem o objetivo de avaliar o comportamento de pilares mistos de
seção composta através de uma modelagem numérica. Foram estudados dois
tipos de seções, uma composta por dois perfis I laminados, e outra por dois perfis
U enrijecidos, em ambos os casos conectados por perfis I e preenchidos com concreto
armado. Com o uso do software ABAQUS, foi avaliado o comportamento
estrutural dos elementos submetidos a carregamentos de flexão, compressão e
flexo-compressão. O modelo foi validado através da comparação com dados
experimentais de estudos anteriores e resultados previstos pela norma técnica
brasileira, conseguindo representar adequadamente o comportamento das curvas
momento-deslocamento e força-deslocamento. As resistências obtidas a partir
dos modelos numéricos foram superiores aos valores esperados pela solução
teórica, principalmente no carregamento de compressão. De modo a avaliar a
viabilidade econômica do sistema misto proposto, foi realizado o dimensionamento
de um galpão industrial, que evidenciou ganho significativo de inércia
em relação a um sistema composto apenas por perfis de aço, resultando em uma
economia de até 11 por cento na massa equivalente em aço. Por fim, desenvolveu-se um
estudo paramétrico para investigar a influência do número de conectores, da sua
disposição, da resistência do concreto e do diâmetro da armadura na resistência
do pilar.
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