Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELAGEM DAS PROPRIEDADES DO TIO2 NA PREVISÃO DO BAND GAP UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
Autor: ANNITA DA COSTA FIDALGO
Colaborador(es): BRUNNO FERREIRA DOS SANTOS - Orientador
SONIA LETICHEVSKY - Coorientador
Catalogação: 28/DEZ/2020 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51016&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51016&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51016
Resumo:
O dióxido de titânio é amplamente utilizado pela indústria e pesquisa como fotocatalisador, cuja principal desvantagem ainda é sua aplicação sob luz visível. Propriedades como quantidade de fases, tamanho do cristalito, área de superfície específica, volume de poros e valor da banda proibida (Eg) são explorados por métodos de síntes e para aprimorar a performance do TiO2. No entanto, elas são ajustadas empiracamente. O presente trabalho foi realizado a fim de descrever uma relação analítica entre essas propriedades para a fotocatálise, usando Redes Neurais Artificiais (RNAs) como ferramente estatística. Afim de ter o banco de dados mais representativo, foram usados 53 artigos. O Eg foi considerado a medida a qual avalia a performance fotocatalítica, sendo o parâmetro de saída da rede. Dois blocos A e B, distintos pelas variáveis de entrada, foram arranjados em grupos para investigar a influência das variáveis em pares, com 257 e 220 fotocatalisadores para cada, respectivamente. Exploraram-se diferentes algoritmos de treinamento (baseados em Retropropagação), tipos de redes (Feedforward, Cascade forward e Elman), funções de transferência, número de neurônios e redemulticamadas. Avaliaram-se os modelos pela Soma dos Erros Quadráticos (SSE),pelo coeficiente de correlação de regressão (R2) tanto para o treinamento e quanto para o teste, pelo comportamento de predição do banco de dados e pelo diagrama de regressão dos valores preditos pelos observados. Os resultados do bloco A sugerem que as variáveis não aparentam ter uma relação. Os modelos de múltiplas camadas no bloco B revelaram um aumento no desempenho. O resultado de maior coeficiente teve topologia de 4-4-6-1, correspondendo a camada de entrada, primeira camada oculta, segunda camada oculta e camda de saída, respectivamente. Obteve-se R2 de 84 por cento para o treinamento e 50 por cento para o teste, com SSE de 2.24.Esse resultado sugere que a rede não é capaz de prever o Eg, mas ela pode ser aprimorada. Os parâmetros estruturais devem ser revisados, de acordo com padrões de caracterizações e dados estatísticos. Consequentemente, o modelo pode ser bem ajustado, otimizado e usado na melhoria da fotocatálise.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF