Título: | POÉTICA DE DESLOCAMENTO: PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO CORPO COTIDIANO | ||||||||||||
Autor: |
LUCAS VIEIRA DEMPS JORGE RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador CARLOS EDUARDO FELIX DA COSTA - Coorientador |
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Catalogação: | 28/SET/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49641&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49641&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49641 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa investiga, através de uma abordagem teórico-prática, a relação entre a
dimensão estética da experiência sensível humana e o fenômeno de produção de
subjetividades – dialogando com o campo de pensamento sobre estética –,
analisando uma possibilidade, oferecida pela operações das práticas artísticas
contemporâneas, de flexibilização, ou mesmo de ruptura, dos regimes de
visibilidade e das materialidades que configuram a realidade compartilhada do
homem. Um grupo de práticas artísticas realizadas por mim ao longo da pesquisa
é tomado como referência, juntamente a trabalhos de artistas como Marina
Abramovic e Ulay, Chris Burden, Orlan, Stelarc e Tehching Hsieh, cuja poética
consiste essencialmente no entrelaçamento de processos cotidianos e práticas
artísticas; uma poética de deslocamento. Entende-se que através dessa produção
estética é possível contemplar estratégias do corpo (do sujeito) análogas, em
termos específicos, a uma ideia de processos de subjetivação que permitam ao
sujeito a experiência de um deslocamento de si sobre si, uma problematização da
constituição de sua própria subjetividade. Assim, procura-se entender sobre como
a estética pode configurar modos de existência para os sujeitos, delimitando a
maneira como estes operam no mundo através de suas manifestações, e questionar
qual a possibilidade de reconfigurar tais operações através da intenção formativa
estética das artes visuais e plásticas contemporâneas.
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