Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: W. E. B. DU BOIS: UMA LEITURA
Autor: ANA CAROLINA SANTOS DO NASCIMENTO
Colaborador(es): MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 15/SET/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49405&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=49405&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.49405
Resumo:
A proposta dessa pesquisa é a tratar de William Edward Burghardt Du Bois, um dos fundadores da Sociologia Moderna Americana, o primeiro homem negro a conseguir PhD pela Universidade de Harvard, em 1895 e pouco lido no Brasil. A obra desse autor é muito vasta e em sua maior parte se concentra em tratar as relações raciais e, dentro desse tema, fala também sobre colonialismo. Em 1903, Du Bois escreveu um de seus livros mais importantes e conhecidos The Souls of Black Folks, em que o autor se emprenha em explicar como foi constituída a subjetividade do negro norte-americano. Neste livro o autor desenvolve três conceitos sociológicos fundamentais: color line, veil e double counciousness. Além de sociólogo, historiador, novelista, poeta, Du Bois dedicou boa parte de sua vida como editor. The Crisis, a publicação oficial da NAACP (National Association for the Advencement of Colored People) foi onde passou um longo período, editou a revista entre 1910 e 1934. O objetivo desse trabalho é analisar, por meio de um exame descritivo/qualitativo, os post scripta de autoria do editor, das edições da The Crisis durante o ano de 1934 sob ótica do conceito de dupla consciência e entender de que maneira o autor constrói esse conceito em seus textos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF