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Título: SUSTENTABILIDADE VEM DE BERÇO: ACEITAÇÃO DE UM SERVIÇO ECOEFICIENTE PARA A COMPOSIÇÃO DO QUARTO INFANTIL
Autor: JULIA PEREIRA SOARES
Colaborador(es): ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - Orientador
Catalogação: 01/JUN/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48404&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48404&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48404
Resumo:
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre a aceitação de um serviço ecoeficiente hipotético para o reuso do mobiliário do quarto infantil. Identificou-se que a composição do quarto infantil passa por constante renovação pois sofre uma obsolescência funcional. Seu mobiliário tem uso de curta duração pois perde função à proporção que a criança cresce e se desenvolve. Esta prática de remobiliar amplia o consumo de móveis e produz impactos no ambiente. Sugere-se um serviço ecoeficiente como solução para reduzir os impactos deste consumo. Serviços ecoeficientes são considerados inovações na economia, que por meio de ciclos de reuso ecoeficientes, podem tornar o sistema de produção e consumo mais sustentável. Estes serviços baseiam-se na transferência da propriedade do consumidor para o produtor, o qual será responsável por manter a ecoeficiência de produção. Porém, a aceitação de serviços desprovidos de propriedade, enfrenta barreiras ao demandar uma mudança no comportamento de consumo. O método de pesquisa contou com investigação de literatura e estudo de campo baseado em entrevistas semiestruturadas e questionários direcionados ao consumidor. Esta pesquisa identificou fatores que influenciam a aceitação pelo consumidor e dentre os fatores materiais mais relevantes destacam-se: a relação custo-benefício e a percepção da adequação do serviço à composição do quarto. Identificou-se como fatores psicossociais mais relevantes o valor simbólico de objetos novos, a mudança na relação com o objeto e o valor ambiental da proposta. Concluiu-se que, embora a pronta aceitação do serviço dependa da percepção do consumidor sobre os benefícios do serviço em comparação com a compra e a propriedade, há uma atitude positiva em relação aos serviços ecoeficientes.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF