Título: | SUSTENTABILIDADE VEM DE BERÇO: ACEITAÇÃO DE UM SERVIÇO ECOEFICIENTE PARA A COMPOSIÇÃO DO QUARTO INFANTIL | |||||||
Autor: |
JULIA PEREIRA SOARES |
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Colaborador(es): |
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - Orientador |
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Catalogação: | 01/JUN/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48404&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=48404&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48404 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação sobre a aceitação
de um serviço ecoeficiente hipotético para o reuso do mobiliário do quarto infantil.
Identificou-se que a composição do quarto infantil passa por constante renovação
pois sofre uma obsolescência funcional. Seu mobiliário tem uso de curta duração
pois perde função à proporção que a criança cresce e se desenvolve. Esta prática de
remobiliar amplia o consumo de móveis e produz impactos no ambiente. Sugere-se
um serviço ecoeficiente como solução para reduzir os impactos deste consumo.
Serviços ecoeficientes são considerados inovações na economia, que por meio de
ciclos de reuso ecoeficientes, podem tornar o sistema de produção e consumo mais
sustentável. Estes serviços baseiam-se na transferência da propriedade do
consumidor para o produtor, o qual será responsável por manter a ecoeficiência de
produção. Porém, a aceitação de serviços desprovidos de propriedade, enfrenta
barreiras ao demandar uma mudança no comportamento de consumo. O método de
pesquisa contou com investigação de literatura e estudo de campo baseado em
entrevistas semiestruturadas e questionários direcionados ao consumidor. Esta
pesquisa identificou fatores que influenciam a aceitação pelo consumidor e dentre
os fatores materiais mais relevantes destacam-se: a relação custo-benefício e a
percepção da adequação do serviço à composição do quarto. Identificou-se como
fatores psicossociais mais relevantes o valor simbólico de objetos novos, a mudança
na relação com o objeto e o valor ambiental da proposta. Concluiu-se que, embora
a pronta aceitação do serviço dependa da percepção do consumidor sobre os
benefícios do serviço em comparação com a compra e a propriedade, há uma atitude
positiva em relação aos serviços ecoeficientes.
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