Título: | CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE ENGENHARIA PARA PROJETO DE PRÉDIOS PÚBLICOS: UM ESTUDO A PARTIR DE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO MÉDIO PARAÍBA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
MANOELA DE MORAES SILVA |
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Colaborador(es): |
VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador JEAN MARCEL DE FARIA NOVO - Coorientador |
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Catalogação: | 14/ABR/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47440&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47440 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa propõe o uso de indicadores em projetos de arquitetura e
engenharia pública como meio de comunicação entre usuários, técnicos de
manutenção, fiscais de obras e projetistas na perspectiva da melhoria das condições
das edificações públicas. A questão central voltou-se para o entendimento de como
um sistema de indicadores analíticos pode estimular agentes da administração
municipal a atuarem na melhoria contínua dos projetos de escolas. Para tanto se
considerou que as demandas de usuários e as análises de técnicos de manutenção e
fiscalização podem alavancar novas informações relevantes aos projetistas. O
modelo proposto de desempenho global abrange três dimensões relacionadas à vida
útil sob o ponto de vista do usuário; aos aspectos que facilitam os serviços de
manutenção conforme a percepção do agente de manutenção; e à qualidade do
projeto sob o ponto de vista do fiscal de obras. O campo empírico para o estudo
foram duas escolas de ensino fundamental de porte médio com turnos matutinos,
diurnos e noturnos, construídas nos anos 2000 e mantidas pela gestão municipal,
localizadas em um município da região do Médio Paraíba do Estado do Rio de
Janeiro onde foi possível inferir que a funcionalidade e a conservação de uma das
escolas teve maior comprometimento na vida útil devido a deficiências em
instalações e a dimensão do pé direito em seu primeiro pavimento. A padronização
de equipamentos, as especificações de argamassas e revestimentos de paredes
foram alguns dos critérios que distanciaram os índices de desempenho de projeto
entre as escolas visitadas.
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