Título: | OS DESAFIOS DA PERMANÊNCIA: AS TRAJETÓRIAS IMPROVÁVEIS DE ESTUDANTES COTISTAS NOS CURSOS DE DIREITO, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E MEDICINA DA UFRJ | ||||||||||||
Autor: |
SIMONE CAZARIN DE MENEZES |
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Colaborador(es): |
ANDREIA CLAPP SALVADOR - Orientador |
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Catalogação: | 27/FEV/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46953&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46953&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46953 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os estudantes que ingressam por meio da política de ação afirmativa encontram inúmeras e graves dificuldades para permanecer na universidade e concluir seus cursos. O acesso desses novos alunos deu ênfase às políticas de permanência e, a partir de então, a temática vem despertando um crescente interesse de pesquisadores que buscam conhecer e compreender os aspectos que perpassam a permanência universitária. A Universidade Federal do Rio de Janeiro teve a sua primeira experiência com a política de ação afirmativa para ingresso em seus cursos de graduação, em 2011, quase dez anos após ter se tornado realidade em outras instituições públicas. Especialmente a partir da Lei de Cotas, sancionada em 2012, houve o ingresso massivo de estudantes com um novo perfil, o que teve maior impacto nos cursos de alto prestígio, onde a maioria dos estudantes é oriunda das classes sociais mais altas. Desta forma, o presente estudo busca analisar as trajetórias universitárias de estudantes ingressantes pela ação afirmativa, em cursos de prestígio, a partir de suas percepções acerca do cotidiano universitário. Para atender aos objetivos da pesquisa entrevistamos o total de treze estudantes, que têm mantido uma trajetória improvável, na medida em que vêm sobrevivendo em um espaço onde a sua presença é pouco esperada. Os resultados empíricos demonstram que a permanência desses estudantes, embora permeada pelas dificuldades de ordem financeira, não está restrita a elas. As situações que se apresentam também se relacionam ao aspecto simbólico, que envolve a sua integração ao ambiente universitário e o pertencimento ao espaço e ao grupo. A questão da permanência, portanto, se amplia para além do provimento de recursos materiais, exigindo da universidade novas posturas e práticas.
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