Título: | HIERARQUIAS DE PODER DE INSTITUIÇÕES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO | ||||||||||||
Autor: |
ANA LUISA ANTUNES |
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Colaborador(es): |
ROSALY HERMENGARDA LIMA BRANDAO - Orientador |
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Catalogação: | 23/JAN/2020 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46563&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46563 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Na pesquisa tratamos das dinâmicas do campo científico através da acumulação de capitais e da construção das posições de prestígio institucional a partir dos Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Produzindo um recorte da pesquisa do SOCED (Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação), coordenado pela pesquisadora Zaia Brandão, sobre a os bolsistas de produtividade do CNPq, nosso objetivo foi compreender a centralidade de algumas instituições na pesquisa em Educação analisando se existem instituições com o poder de “comandar o jogo” no campo cientifico da área. Quais são as instituições que estão hierarquicamente representadas com poder no campo científico na área da Educação a partir da concessão das bolsas de produtividade? Partindo dos agentes (pesquisadores) traçamos uma configuração das instituições prevalentes nessas trajetórias para conhecer o peso relativo das instituições universitárias na luta por hegemonia no campo da Educação. O objeto da investigação são as instituições na composição das hierarquias científico-acadêmicas a partir das trajetórias institucionais e práticas acadêmicas registradas no Currículo Lattes dos pesquisadores bolsista de produtividade das categorias 1 (A, B, C, D) e Sênior. Trabalhamos em nossa pesquisa com dados de todos os PQ-1 (A, B, C e D) com 170 bolsistas que somado aos PQ-Sr (11) compuseram a amostra de 181 pesquisadores. A análise das variáveis do nosso banco de dados dos PQ-1 e PQ-Sr nos permitiu caracterizar, pela instituição de pertença de cada agente, a hierarquia a partir da: instituição e região da instituição de trabalho dos pesquisadores; instituição de doutoramento; relação entre a instituição de formação (doutoramento) e a instituição de pertença; relação entre os tipos de publicações e as posições ocupadas; a relação entre o poder institucional e os periódicos mais atrativos para os pesquisadores bolsistas e; conhecer as instituições responsáveis pelas revistas mais bem avaliadas, com Qualis A1 e A2. As análises evidenciaram a existência de uma política que reproduz a hierarquia de bolsistas e acabam privilegiando instituições que já possuem razoáveis condições de condução de trabalhos científicos. As instituições do topo da hierarquia revelam o poder de “comando do jogo” no campo científico por meio da definição e manutenção das regras e posse de seus próprios periódicos bem qualificados que contribuem para definir o padrão de cientificidade da área. Tais instituições possuem poder que gera uma dinâmica de maior concessão de bolsas para seus pesquisadores e maior financiamento para as pesquisas realizadas pelas suas instituições.
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