Título: | AS MEDIAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SENTIDO DAS CRIANÇAS SOBRE OS DESENHOS ANIMADOS | |||||||
Autor: |
ADRIANA HOFFMANN FERNANDES |
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Colaborador(es): |
MARIA LUIZA MAGALHAES BASTOS OSWALD - Orientador |
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Catalogação: | 13/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4371&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4371 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Vivemos numa época em que a experiência da criança é
profundamente marcada pelo freqüente contato com as
imagens
televisivas que influenciam os modos como ela se
relaciona
com a cultura e elabora novas formas de acessar a
informação e construir conhecimento. Esse foi o contexto
que originou meu interesse por investigar que sentidos a
criança produz sobre a TV, mais especificamente sobre
desenhos animados. O estudo foi fundamentado teórica e
metodologicamente na Teoria da Recepção na linha dos
Estudos Culturais Latino-Americanos, cujo eixo é o
conceito
de cultura entendido enquanto mediação da produção de
sentidos da criança. Em coerência com a orientação
teórico-
metodológica, que percebe a recepção como fruto das
interações sociais, foram eleitos como procedimentos da
coleta de dados oficinas e entrevistas em grupo. Os
sujeitos da pesquisa, crianças na faixa etária dos
nove/dez
anos, foram encarados como receptores ativos, produtores
de
sentido na sua relação com a TV. A investigação foi
realizada em duas escolas da zona sul do Rio de Janeiro -
uma da rede pública e outra da rede particular.
Os dados interpretados a partir dos conceitos de
macromediação e micromediação (Gómez, 2001) levaram à
constatação de que diferentes mediações correspondem a
diferentes preferências e modos de recepção televisiva.
Tal
achado aponta para a necessidade de que a escola reveja
sua
postura em relação a TV, constituindo-se como mediadora
de
processos de formação crítica da televidência.
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