Título: | COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE LAJES-MISTAS COM CORRUGAÇÕES NA ALMA DE PERFIS DE CHAPA DOBRADA | |||||||
Autor: |
ALLYSON JOSE DO NASCIMENTO BELTRAO |
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Colaborador(es): |
SEBASTIAO ARTHUR LOPES DE ANDRADE - Orientador PEDRO COLMAR GONCALVES DA SILVA VELLASCO - Coorientador |
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Catalogação: | 13/JAN/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4370&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4370&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4370 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho apresenta um estudo de um sistema de laje
mista com o uso de perfis metálicos de chapa dobrada com
corrugações na alma e chapa de vedação lateral com mossas
seqüencialmente dispostos lado a lado e preenchidos com
concreto armado. A principal motivação para este estudo foi
o desenvolvimento de um eficiente sistema de laje de rápida
construção. O sistema de laje desenvolvido maximiza o
espaço livre útil da construção, eliminando a
necessidade de formas e escoras tendo assim como
conseqüência direta a minimização das perdas construtivas.
Este trabalho é iniciado com uma avaliação da forma ideal
dos perfis de chapa dobrada de acordo com as suas
características estáticas e dinâmicas.
Variáveis como peso, altura, espessura, tensão de
escoamento, vão máximo, e carga suportada foram estudadas.
Além disso foi feito um estudo para confecção
das ferramentas de fabricação das corrugações e mossas na
alma do perfil e na chapa de vedação lateral de forma
eficiente e econômica. Após definição e otimização da seção
do perfil metálico, foi efetuado um estudo experimental
composto de uma série de três testes em escala real. O
objetivo principal dos testes experimentais foi de
comprovação dos resultados teóricos de resistência ultima
da laje mista com perfis corrugados na alma e efetuar uma
comparação com o sistema de laje previamente proposto por
Takey. Os testes demostraram a real aderência entre
concreto e perfil metálico e sua influência nos estados
limites últimos de flexão, cisalhamento e deslizamento.
Ensaios tipo push-out também foram executados para
estabelecer a carga ultima de deslizamento na interface
aço/concreto. A fase final compreendeu a comparação dos
resultados experimentais com as normas de projeto de laje
mista e com o trabalho desenvolvido por Takey para
validação e comparação de resultados do sistema de laje
mista.
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