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Estatística
Título: FATORES DETERMINANTES PARA DESEMPENHO EXPORTADOR DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Autor: CRISTIANE CAIRES THOME
Colaborador(es): MARCELO CABUS KLOTZLE - Orientador
Catalogação: 10/NOV/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4104&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4104
Resumo:
O aumento das exportações é, atualmente, um dos principais desafios macroeconômicos do país. Do ponto de vista empresarial, entrar no mercado internacional é fundamental para aumentar a competitividade, obter economia de escala e diminuir a dependência do mercado doméstico. A análise da estrutura das exportações brasileiras mostra que as oportunidades de crescimento da base de empresas exportadoras e do aumento do valor exportado por empresa estão concentradas nas micro, pequenas e médias empresas. No entanto, são poucas as empresas brasileiras desse porte que conseguem se consolidar no mercado internacional. Diante desse cenário, tornar-se relevante analisar as empresas desse porte, que já exportam e que conseguiram se consolidar no mercado internacional, para identificar quais fatores determinam o sucesso no mercado internacional. Para isso, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 102 empresas exportadoras brasileiras, que foram segmentadas em dois grupos de acordo com a performance exportadora. O resultado da análise dos dados aponta quatro fatores estatisticamente predominantes no grupo de empresas com melhor performance exportadora. O primeiro deles é a experiência (tempo de atuação) no mercado internacional; o segundo é a existência de uma departamento exclusivo para atividade exportadora dentro da empresa; o terceiro é a utilização de programas de financiamento para exportação como o ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio) e, finalmente, o quarto fator é perceber a qualidade do produto como seu diferencial competitivo.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF