Título: | O LOGOS EM FÍLON DE ALEXANDRIA: PRINCIPAIS INTERPRETAÇÕES | |||||||
Autor: |
DAX FONSECA MORAES PAES NASCIMENTO |
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Colaborador(es): |
DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Orientador |
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Catalogação: | 06/NOV/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4087&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=4087&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4087 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Fílon de Alexandria, filósofo judeu do século I, surge como
o primeiro pensador a tentar conciliar o conteúdo bíblico à
tradição filosófica ocidental. Neste sentido, é mais
conhecido por sua doutrina do Logos, sobre a qual ainda se
encontram à espera de solução inúmeras controvérsias.
Esta Dissertação assume a tarefa de investigar as acepções
desse Logos na obra de Fílon, abordando suas relações com a
tradição filosófica e com as fontes judaicas. Considera-se
sua importância para teologia cristã posterior e o papel da
tradição filosófica, sobretudo do platonismo e do
estoicismo, na formulação da doutrina do Logos. No entanto,
o pensamento filoniano ainda se mostra original e marcado
por contribuições alheias à cultura helênica, a saber,
judaicas. Esta combinação tem por resultado instigantes
reflexões acerca de questões metafísicas, teológicas,
éticas e epistemológicas da maior relevância, revelando
Fílon como pensador de grande importância na História da
Filosofia, pelo que a Dissertação pretende resgatar
inúmeras questões que, ao que parece, ainda hoje não foram
adequadamente respondidas. Também são questionados o
próprio papel da filosofia na busca humana pela sabedoria e
o da fé na obtenção da virtude. No que diz respeito
especificamente ao Logos filoniano, ele é a ação de Deus
no mundo, o instrumento da Criação, modelo do mundo e
imagem de Deus, a Palavra reveladora e o único meio a
partir do qual a alma humana adquire o conhecimento
verdadeiro, que vem do conhecimento de Deus. Esta
faculdade, porém, não pertence ao homem senão como dom
divino, como graça.
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