Título: | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ESCOLAS ORGANIZADAS EM CICLO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ELISANGELA DA SILVA BERNADO |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 10/OUT/2003 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3998&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3998&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3998 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A formação de professores vem assumindo posição de destaque
nas discussões relativas às políticas públicas, bem como
nas investigações e publicações da área. O estudo da
questão da formação continuada de professores envolve um
número considerável de autores que aponta a insuficiência
da formação inicial para o desenvolvimento profissional do
professor e a necessidade de se levar em conta o saber do
professor e a escola como lócus de formação docente. Esse
consenso põe em destaque a necessidade de se pensar uma
formação continuada que valorize tanto a prática realizada
pelos docentes no cotidiano escolar quanto o conhecimento
que provém das pesquisas realizadas na universidade, de
modo a articular teoria e prática na formação e na
construção do conhecimento profissional do professor. Tendo
essa perspectiva como pano de fundo, procurei, neste
trabalho, caracterizar a formação continuada de professores
que acontece na escola fundamental pública do município
do Rio de Janeiro. A suposição inicial é a de que essa
formação acontece em experiências formalizadas de educação
continuada, mas também, e, especialmente, no cotidiano do
espaço escolar. Nesta perspectiva, o foco da pesquisa
esteve dirigido à formação continuada que acontece no
interior da escola, nos diferentes momentos e instâncias em
que há trocas entre professores e destes com outros
profissionais da escola. Para realizar o objetivo de
caracterizar a formação continuada de professores,
procurei investigar e cotejar a formação continuada de
professores em escolas de ensino fundamental organizadas em
ciclos, nas dimensões macro e mesossocial de análise. Na
dimensão macrossocial, foram utilizados os dados do SAEB
2001 (Sistema Nacional de Avaliação da Escola Básica) para
descrever e explorar algumas das características da
formação continuada oferecida pelas escolas públicas
municipais freqüentadas pelos alunos cariocas. Na dimensão
mesossocial, foi feito um estudo de caso da formação
continuada oferecida numa escola pública de ensino
fundamental do nosso município.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|