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Título: CIPOZEIROS EM MOVIMENTO: CULTURA MATERIAL, CONFLITOS TERRITORIAIS E RELAÇÕES EDUCATIVAS EM DESIGN
Autor: DOUGLAS LADIK ANTUNES
Colaborador(es): JOSE LUIZ MENDES RIPPER - Orientador
CARLA COSTA DIAS - Coorientador
Catalogação: 30/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38544&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38544&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38544
Resumo:
O presente trabalho apresenta a trajetória de pesquisa-ação com o grupo de cipozeiros que se articulam no Movimento Interestadual de Cipozeiros e Cipozeiras - MICI, do Paraná e Santa Catarina. Apresento temas correlacionados à formação da identidade coletiva dos cipozeiros e suas formas de ação, na articulação para a defesa de seus direitos fundamentais. São enfocados então, desde o início da pesquisa em Design, ao ano de 2006, algumas premissas desta área quando relacionada às comunidades tradicionais, levando à reflexão sobre sua forma de atuação em contextos cujas problemáticas locais apresentam complexidade sui generis. Assim, são apresentados os resultados das pesquisas em Design e as estratégias de investigação sobre os conflitos locais, muito relacionados à restrição do livre acesso ao território tradicionalmente ocupado, à restrição do livre acesso aos recursos naturais - de uso histórico pelos cipozeiros, e às formas de repressão que representam a usurpação de seus direitos fundamentais, bem como a exploração do trabalho artesanal. Considero portanto que tal problemática remete ao repensar a ação em Design, em outras palavras à práxis do Design, bem como as formas de ação, articulação e formação política levam ao repensar e ao re-significar os artefatos pelos cipozeiros em sua cultura material, demonstrando seu potencial criativo através dos objetos que traduzem seu discurso, que reflete a percepção sobre seus conflitos e seus direitos. Exponho aqui as reflexões pela epistemologia de um Design sócio-educativo.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF