Título: | JOGOS ELETRÔNICOS QUE ENCANTAM O UNIVERSO INFANTIL: INTERFACE LÚDICA E APRENDIZAGEM | |||||||
Autor: |
FLAVIO MARQUES DE CARVALHO JUNIOR |
|||||||
Colaborador(es): |
NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 30/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38527&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38527&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38527 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação, observando as interações entre os jogos eletrônicos
e a infância, busca compreender como se dão as relações de
aprendizagem. Partindo da relevância da linguagem e dos objetos para a
consolidação da noção de infância foi proposta uma metodologia de
investigação. Voltando o olhar para elementos da interface lúdica
procuramos analisar como se opera a produção de sentido na
participação do jogo eletrônico pela infância. Para tanto, a partir de
uma metodologia que se apoia nos princípios de aprendizagem de Gee
realizamos uma pesquisa junto a alunos, da quinta série do ensino
fundamental, objetivando estabelecer novos caminhos e fornecer
informações que sejam úteis para a relação ensino/aprendizagem.
|
||||||||