Título: | MODELO DE ENSINO DE MÉTODOS DE DESIGN DE PRODUTOS | |||||||
Autor: |
ANA VERONICA PAZ Y MINO PAZMINO WEBER |
|||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 27/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38362&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38362&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38362 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O trabalho apresenta um modelo de ensino de métodos de projeto de
produto elaborado de modo a facilitar o trabalho docente nas disciplinas de
metodologia de projeto e projeto de produto. A pesquisa vem ao encontro da
necessidade de, durante o processo projetual, lidar com vários saberes que deverão
estar presentes não apenas na fase de projeto abstrato, como também na
concretização do objeto. Sustenta-se na investigação que cabe ao docente ser um
facilitador da aprendizagem do futuro designer, demonstrando conhecimento
profundo da disciplina a ser ministrada, de forma a ressaltar seus aspectos
fundamentais e esclarecer acerca de suas aplicações práticas. O aporte teórico do
trabalho mostra que a atividade cientifica do design, que estuda métodos e
determina a lógica e processos sequenciais se mostra adequada para tornar o
design uma prática reflexiva. Entre as habilidades e competências, o designer deve
ter capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando-se do domínio
de técnicas e do processo de criação, assim como domínio das diferentes etapas do
desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta
e análise de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e
comunicação de resultados. As duas habilidades e competências são básicas, pois
é isso que se deseja do formando. Assim, o ensino de design deve ser de qualidade
e os conhecimentos de métodos projetuais devem ser apreendidos pelo futuro
designer para que possa exercer a sua profissão com segurança. O método não
garante a solução nem a eficácia do projeto e da sua concretização, pois está
relacionado à aproximação com os saberes sendo apenas uma garantia de
consecução da finalidade. Dessa forma, o trabalho aqui apresentado tem como
objetivo propor o Modelo de Ensino de Métodos de Design de Produto (MEM),
apoiado na teoria da aprendizagem significativa. O MEM visa que o professor use estratégias diferenciadas para alcançar a aprendizagem significativa, a partir de
um guia que se apóia nos conhecimentos da pedagogia por meio da metodologia
do ensino superior. O trabalho propõe estratégias de aprendizagem, estratégias de
avaliação e recursos como instrumentos capazes de proporcionar uma
aprendizagem mais eficaz de 40 métodos de projeto de produto. Finalmente, o
trabalho apresenta a aplicação do MEM pelo período de um semestre na disciplina
de Metodologia de Projeto da Univille. A partir dos resultados da avaliação
conclui-se sobre a eficácia do modelo, recomendando-se seu uso por outros
docentes das disciplinas de Metodologia de Projeto e Projeto de Produto em
cursos de design.
|
||||||||