Título: | OS SENTIDOS DO TRABALHO DOCENTE: ATIVIDADE, STATUS E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor: |
MARCELLA DA SILVA ESTEVEZ PACHECO GUEDES |
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Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador |
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Catalogação: | 15/ABR/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37750&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37750 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As pesquisas sobre os professores do ensino médio de escolas públicas
merecem mais espaço no meio acadêmico, visto que, de um modo geral, os
estudos têm privilegiado os docentes do ensino fundamental. Conhecer os
professores do ensino médio implica mapear como essa categoria profissional
representa o trabalho que desenvolve e os desafios que enfrenta na profissão, a
partir das características da docência, enquanto atividade relacional por
excelência. O objetivo do nosso estudo foi analisar a percepção do trabalho
docente pelos próprios professores a partir das dimensões de atividade, status e
experiência, propostas por Tardif e Lessard (2007). Partimos da premissa de que o
trabalho docente é marcado intrinsecamente pela interatividade que existe entre
alunos e professores. Do ponto de vista das ferramentas metodológicas,
recorremos a entrevistas semiestruturadas com quinze professores de diversas
disciplinas, dois diretores e uma coordenadora pedagógica da escola estadual,
localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Também nos valemos da
observação do cotidiano da instituição e da análise de documentos oficiais da
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e da escola. As entrevistas com
os gestores e a leitura dos documentos ajudaram a compreender a instituição
escolar pesquisada, os seus atores e os contextos políticos da referida Secretaria.
Além de Maurice Tardif e Claude Lessard, interlocutores privilegiados em termos
de referencial teórico, também trouxemos para a análise autores como Bernadette
Gatti e Elba Sá Barretto, João Barroso, Rui Canário, Antonio Flavio Moreira,
Leonor Torres, Michael Huberman, Andy Hargreaves, Françoise Lantheaume,
Maurice Tardif, dentre outros. Com essa pesquisa, foi possível perceber que os
professores possuem uma série de imagens sobre a sua atividade, o seu status e a
sua experiência que ajudam a compor o cenário do trabalho docente hoje em uma
escola estadual. E mais, permite uma maior compreensão do que está acontecendo
no ensino médio na referida instituição. A interatividade entre alunos e
professores é uma constante no trabalho dos professores, assim como é percebida
uma relativa autonomia dos professores frente à cultura da performatividade, que
exige o seguimento de padrões e alcance de resultados no ensino médio.
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