Título: | A RESSIGNIFICAÇÃO DAS IMAGENS DE FAMÍLIA: COLLAGE E O DESIGN NO DOCUMENTÁRIO AUTOBIOGRÁFICO CONTEMPORÂNEO | |||||||
Autor: |
CANDIDA MARIA MONTEIRO |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador JOSEP MARIA CATALA - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 08/ABR/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37664&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37664&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37664 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O estudo se volta sobre as teorias críticas da imagem nos âmbitos
filosófico e artístico, conduzindo o debate a respeito de distintas imagens
para focar as representações autobiográficas audiovisuais. As narrativas do
eu buscam produzir duplos, evocando o passado e promovendo a
reciclagem das imagens de arquivo de família. Uma avant garde
contemporânea coloca em prática a ressignificação das imagens da
intimidade familiar como recurso de fazer emergir a subjetividade. A collage
molda a estética dessas expressões, construindo a ponte entre cinema e
design. O autodocumentário rompe com o paradigma da objetividade,
revelando múltiplas identidades que, ao descortinarem singularidades,
tornam-se universais.
|
||||||||