Título: | AS DIMENSÕES DA NARRATIVIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA REFLEXÃO SOBRE OS EIXOS DO CUIDADO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
TAMI REIS GABEIRA |
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Colaborador(es): |
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador |
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Catalogação: | 22/MAR/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37450&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=37450&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37450 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente dissertação tem como objetivo analisar as dimensões sensoriais envolvidas nas relações de cuidado entre o bebê e seus agentes cuidadores nos primórdios da vida psíquica. A partir de uma interlocução entre psicanálise e desenvolvimento infantil, o presente estudo discute um modelo de intervenção que visa favorecer a constituição psíquica dos bebês a partir das relações estabelecidas
entre estes e os agentes de cuidado nas instituições. A pesquisa sobre relações objetais precoces e constituição do sujeito, desenvolvida no berçário de uma instituição (abrigo/creche) com bebês entre 6 e 18 meses fundamenta a análise dos eixos do cuidado com bebês, o método de observação e a construção clínica da intervenção precoce. A participação primordial da narratividade nas relações de cuidado está no centro de nossa investigação e tem como eixo teórico os trabalhos desenvolvidos por D. Stern, B. Golse e G. Haag sobre os primórdios da subjetivação, assim como o modelo metapsicológico proposto por Winnicott sobre as relações iniciais mãe/bebê. Através da compreensão das funções do cuidado como um eixo primordial para o processo de subjetivação dos bebês, o trabalho procura ressaltar as dimensões sensíveis do bebê e do adulto, o que torna fundamental a noção de mutualidade e co-construção nas práticas direcionadas à primeira infância.
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