Título: | S. - O NAVIO DE TESEU: NAVEGANDO PELO DESIGN DAS NARRATIVAS INTEGRADAS | |||||||
Autor: |
CHRISTIANE CAMARA DE ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA - Orientador |
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Catalogação: | 24/JUL/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34547&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34547&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34547 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O tema da pesquisa aqui relatada trata do uso integrado das narrativas não verbais e verbais em livro de literatura, que possibilitam a contextualização gráfica tão importante quanto o seu texto literário. Teve como questão norteadora a sensorialidade do livro físico que, frente aos avanços da tecnologia e do surgimento de diferentes suportes de leitura, geram novos parâmetros editoriais para a presente e às futuras gerações. S. - O navio de Teseu, um livro de literatura de ficção sem indicação de faixa etária definida, cujo design diferenciado permite a construção da narrativa não-verbal imbricada com a narrativa textual, intensificando a experiência e a imersão na leitura foi estudado como caso exemplar. Inicialmente, a pesquisa embarcou na concepção e no processo de design de S. apresentando uma entrevista exclusiva com o designer norte-americano Paul Kepple e o designer brasileiro Antonio Rhoden; navegou nos variados signos utilizados no design do livro e dos efêmeros, suas articulações e significados por meio da semiótica e na fundamentação da construção de sua narrativa não-verbal demonstrando como as escolhas do design de S. - O navio de Teseu se articulam criando mecanismos de inferências associativas ao longo da leitura. E, finalmente, aportou em suas singularidades concluindo que design editorial torna-se fundamental na cadeia produtiva do livro. Dos profissionais deste campo requer-se a pertinência e o empenho de fornecer os aportes sensoriais e interativos necessários aos diversos suportes de leitura que promovem a produção de sentido e a imersão numa história.
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