Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO CAIS DO VALONGO: EXPRESSÃO DE RESISTÊNCIA SOCIAL NEGRA NA REGIÃO PORTUÁRIA CARIOCA
Autor: CRISTIANE MOURA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Catalogação: 04/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31322&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31322&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31322
Resumo:
O presente estudo buscou aprofundar a análise sobre as transformações ocorridas no território do Cais do Valongo desde seu período escravocrata até os dias atuais. Desde então já se configurava como um dos mais importantes portos de desembarque de escravos da época e, consequentemente, desempenhava papel relevante para a economia carioca até seu aterramento para a construção do Cais da Imperatriz, ação esta que teve cunho de conferir novos usos aquela região ao mesmo que tempo buscou esconder vestígios da barbárie da escravidão. Contudo, a partir da cena contemporânea, o Cais do Valongo vivenciou intervenções urbanísticas por conta do processo de revitalização e reurbanização da Região Portuária. Consequentemente, tais intervenções promoveram sua ressignificação através dos grupos afros que, com suas práticas culturais, vêm buscando a valorização do território através do reconhecimento do legado cultural da Matriz Africana, a qual foi sendo construído através de processos históricos na região. Deste modo, intencionou-se buscar compreender as particularidades dos sujeitos envolvidos no processo de resistência identitária, por considerarmos apresentar-se como um caminho de análise importante para o profissional de Serviço Social. Este profissional deve estar atento às ações por parte do capital no tecido urbano, assim como deve destacar a relevância dos movimentos sociais na luta por determinados espaços e as possíveis contribuições dos profissionais junto a esses movimentos de resistência a fim de possibilitar o acesso das minorias ao direito à cidade e de ampliar a discussão do papel do negro na sociedade brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF