Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ALMANAQUE DA PRECARIEDADE: UMA REFLEXÃO CRIATIVA SOBRE A VELHICE
Autor: PATRICIA OSORIO BURNIER COSTA
Colaborador(es): ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA - Orientador
Catalogação: 04/AGO/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30828&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30828&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30828
Resumo:
Esta dissertação propõe questionar os modos hegemônicos de se pensar a velhice, para então sugerir um objeto criativo, no caso um livro, que possibilite um novo olhar sobre o tema. Por meio de uma análise teórica do conceito da velhice, e outros relacionados a ela, como a morte, o tempo, a memória, corpo e o sujeito, compreende-se como o si mesmo é subjetivado sob a sombra de Deus do pensamento hegemônico, e como se dá a abertura para uma nova configuração do si mesmo a partir da morte de Deus, anunciada por Nietzsche. Considerando a mudança epistemológica observada na análise teórica e, apropriando-se de uma perspectiva de literatura menor, como sugerem Deleuze e Guattarri em seu ensaio – Kafka – por uma literatura menor – foi criado o livro Almanaque da precariedade. Sua intenção é produzir um ruído no cenário das narrativas, para transparecer a desterritorialização dos sujeitos nela representados, de tal forma que não apazigue o desconforto do tema, mas que proponha linhas de fuga, um modo de resistência. O formato escolhido para alcançar esse objetivo foi o de trabalhar com uma reunião de fragmentos de textos, fragmentos estes que flertem com a morte do autor em Barthes, em uma tessitura de recorte e colagem de lavra e risco da autora. Uma tentativa de acolher a pluralidade de abordagens que sofre o sujeito no processo do envelhecimento, sendo ela muitas vezes paradoxal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF