Título: | APOTEOSE DE SANGUE: REPRESENTAÇÕES DO RIO DE JANEIRO EM NELSON RODRIGUES | |||||||
Autor: |
CAROLINA MONTEBELO BARCELOS |
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Colaborador(es): |
RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador |
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Catalogação: | 30/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30150&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30150&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30150 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo tem como objetivo analisar a maneira pela qual a cidade e o cotidiano do Rio de Janeiro da década de 50 são representados por Nelson Rodrigues nas crônicas de A vida como ela é e de Pouco amor não é amor publicadas, respectivamente, no jornal Última Hora e no Jornal da Semana - FLAN, e em três
tragédias cariocas: A falecida (1953), Os sete gatinhos (1958) e Boca de ouro (1959). Considerando-se que as peças de Nelson se aproximam do trágico grego apenas no que diz respeito a determinados temas e elementos, uma vez que o gênero trágico sofreu transformações ao longo dos séculos, levando a discussões acerca da possibilidade de uma tragédia moderna, este estudo procura, em um primeiro momento, investigar o conceito de tragédia na escrita rodrigueana e o modo como ele pode ser entendido nas peças situadas no Rio de Janeiro, diferenciando-se das peças míticas e psicológicas. Parte-se da premissa que a partir de A vida como ela é e de Pouco amor não é amor Nelson transitou das tragédias universais para as tragédias
cariocas. Além da abordagem de temas recorrentes em sua obra como amor, morte, sexo, traição, jogo e imprensa, o autor experimentava, nessas crônicas, novos personagens e conflitos, valendo-se de uma linguagem coloquial, mais próxima à fala cotidiana carioca. Dessa forma, após uma análise dessa nova escrita rodrigueana, busca-se investigar como o espaço urbano carioca - zona sul, zona norte, centro e subúrbio - não serve apenas como cenário, mas delineia situações e conflitos dos personagens nas três tragédias cariocas estudadas.
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