Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ENTRE A IMAGEM E A MODA: UM ESTUDO SOBRE O HABITUS VISUAL
Autor: JOAO DALLA ROSA JUNIOR
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Catalogação: 15/MAI/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29983&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29983&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29983
Resumo:
A tese apresenta o olhar como objeto de pesquisa de um estudo sobre o campo da moda. Aborda o modo como as instâncias de comunicação, por meio da mídia, incitam disposições visuais nos agentes, tendo por base as práticas de representação do produto de vestuário que estão em consonância aos suportes de visualização das imagens de moda. Através de uma pesquisa de campo realizada em uma turma do curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT – RJ, durante o semestre de 2015/01, foram analisadas as formas de apropriação das convenções visuais em jogo na comunicação de moda. Fotografias e questionários foram utilizados para a construção dos dados de pesquisa. Pelo exame das experiências de campo, as informações obtidas foram postas em diálogo com referências teóricas da sociologia da arte e da moda, bem como da história da arte. A partir do emprego de vitrines e revistas de moda, delimitou-se o contexto das práticas de comunicação da moda. As disposições visuais foram analisadas de acordo com as imagens e a interação entre os agentes responsáveis por sua produção. Três padrões visuais de percepção foram identificados. O primeiro se refere à frontalidade como característica resultante da relação entre as práticas da fotografia e a pose das modelos. O segundo se estabelece pela elegância como um significado atribuído ao conjunto de elementos visíveis nas imagens. E, o terceiro se relaciona ao espaço dos desfiles e ao modo como se instaura uma perspectiva monocular devido aos ângulos de registro das passarelas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF