Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SOBRE O AUTOR: FIGURAÇÕES E FORMULAÇÕES NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Autor: MARIANA DUBA SILVEIRA ELIA
Colaborador(es): MARILIA ROTHIER CARDOSO - Orientador
Catalogação: 04/OUT/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27559&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27559&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27559
Resumo:
Refletir sobre a figura autoral na literatura contemporânea: este é o objetivo da presente pesquisa. Revisitamos, num primeiro momento, alguns casos que servem de referência para a produção atual, tendo em mente a hipótese de ser o autor um articulador de realidades inventivas. Nesse sentido, trabalhamos com noções como cópia e semelhança, aparentes falseadores de uma atitude autoral se nos afiançamos na concepção de autor como criador original, mas encarados aqui como recursos para uma produção literária provocativa e instigante. Em seguida, procuramos tratar da imagem do autor no terreno extratextual, ou seja, a construção do personagem autor na vida pública com relação à sua obra e ao possível ou efetivo leitor. Busca-se, nessa parte, pensar de que forma se concretiza certa função autor, resgatando o conceito foucaultiano, através do contato direto do escritor com o leitor para falar da obra. Finalmente, trazemos para a discussão a construção do autor junto a outros personagens que formam o mercado literário, como agentes, editores e profissionais ligados ao texto, de maneira a pensar como tanto a figura autoral quanto a produção ficcional são construções coletivas. A proposta portanto é entender o lugar ocupado pelo autor a partir dos recursos intra e extratextuais que lhe cabem em um contexto de arte interessada na sociedade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF