Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A RELAÇÃO DO GOOGLE COM A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO NO AMBIENTE DIGITAL: UMA VISÃO DA ERGONOMIA
Autor: LEONARDO MEDEIROS PENNA
Colaborador(es): MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador
Catalogação: 26/SET/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27479&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27479
Resumo:
A partir da compreensão do Google como um agente atuante no processo de formação dos saberes contemporâneos, esta pesquisa avaliou a consistência entre os aparatos cognitivos envolvidos nos processos de aprendizagem e o funcionamento do mecanismo de busca. Seu desenvolvimento iniciou-se por uma revisão bibliográfica, que apontou a conceituação de relevância associada à popularidade, em conjunto com a confiança dos indivíduos no ordenamento sistêmico do Google como fatores responsáveis pela alta similitude e baixa diversidade dos resultados encontrados. Em seguida, identificaram-se na literatura indícios de que os processos de aprendizagem são potencializados pelo acesso a conteúdos diversos, capazes de estimular um maior número de conexões com os saberes prévios. Pelas incongruências entre as observações teóricas, optou-se pela realização de experimentos práticos. Neles, manipulou-se o funcionamento do Google, ampliando a divergência presente nos resultados das buscas e avaliando suas consequências para os processos de aprendizagem. Após a análise dos dados levantados, constatou-se que os indivíduos se beneficiaram da exposição a um espaço informacional mais abrangente, obtendo melhores índices em avaliações relativas aos conteúdos sub-representados nos resultados, assim como para os conteúdos amplamente difundidos. Além da melhoria na aquisição de conhecimento, os usuários também puderam experimentar um recorte informacional mais representativo, em que o enviesamento para os conteúdos predominantes foi atenuado.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF