Título: | VAZIO INSTITUCIONAL: O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA E DO CONSELHO TUTELAR NA SOCIALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES | ||||||||||||
Autor: |
ANA CAROLINA CANEGAL DE ALMEIDA |
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Colaborador(es): |
MARCELO TADEU BAUMANN BURGOS - Orientador |
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Catalogação: | 21/SET/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27426&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27426&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27426 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese estuda o papel que vem sendo desempenhado pela escola pública
nos processos de socialização das novas gerações de brasileiros. Sua hipótese
principal é a de que a atual centralidade da escola na vida brasileira estaria
produzindo efeitos importantes na redefinição de seu papel institucional. Nesse
sentido, a tese toma como pano de fundo teórico a discussão sobre a socialização e
a institucionalização, e sobre como essas dimensões, tão caras ao debate clássico
da sociologia, têm sido tratadas pela literatura contemporânea. A investigação
acerca do novo lugar da escola pública na vida brasileira levou, como um dos
desdobramentos da hipótese principal da tese, ao estudo da relação entre esta
instituição, as famílias dos estudantes e a vizinhança, sabendo que esta relação
está necessariamente permeada pela linguagem dos direitos da infância e da
adolescência, em decorrência da promulgação da Carta Constitucional de 1988 e
do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990. Desse modo, tal
percurso direcionou, ainda, à investigação do Conselho Tutelar, agência criada
pelo ECA e encarregada da defesa e garantia dos direitos da infância e da
adolescência no âmbito dos bairros e regiões das cidades. Buscando explorar estas
relações, a pesquisa empírica da tese reuniu diferentes abordagens, quantitativas e
qualitativas. Foi elaborada com dados extraídos do projeto de pesquisa coletivo
Gestão escolar e territórios populares, centrado no estudo de escolas municipais
do bairro Gávea e da favela da Rocinha, além de Conselhos Tutelares atuantes
naquela região. O vazio institucional entre a escola, o estudante, a família e o
Conselho Tutelar foi um dos principais achados da pesquisa. Este problema tem
contribuído para a construção de trajetórias escolares e de vida dramaticamente
desconectadas do programa de socialização estabelecido pela Constituição e pelo
ECA.
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