Título: | CATÁSTROFE E COTIDIANO: AFIRMAÇÃO DA VIDA NO MORRO DO BUMBA (ESTUDO ETNOGRÁFICO) | ||||||||||||
Autor: |
SEIJI FELIPE PRATA PACHECO NOMURA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 29/AGO/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27228&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27228&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27228 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Trabalho etnográfico realizado no Morro do Bumba, favela localizada no
bairro de Viçoso Jardim, em Niterói. Apesar de ser motivado inicialmente por um
interesse nos desabamentos ocorridos no local em 2010, nas ações do Estado e na
cobertura da imprensa, o foco da dissertação foi mudando conforme a convivência
no campo. A partir de manifestações políticas e situações cotidianas, este texto
apresenta o objetivo de repensar o alcance de certos conceitos e noções a partir
dos quais se costuma basear a nossa ideia sobre o que é nossa sociedade.
Indivíduo, risco, Estado, contravenção, dinheiro e política são algumas das
categorias que ganham formas diferentes das veiculadas oficialmente, quando se
trata do Bumba. Vivendo junto com as pessoas do local e observando, o etnógrafo
se pergunta: será que onde o Estado e a imprensa veem apenas a falta e a
necessidade, não existem também diferenças que resistem aos processos
civilizadores que ocorrem em nossa sociedade? Seja na rejeição a certo tipo de
pensamento sobre o processo eleitoral, quando evitam algumas instituições de
saúde, segurança e lei, ou quando há a preferência pela espontaneidade onde se
costuma recomendar a precaução, é possível perceber a afirmação de um discurso
próprio no qual muitos não veem senão ruídos.
|
|||||||||||||
|