Título: | NÔMADES, EXILADOS E SOBREVIVENTES: O ÍNTIMO E O PÚBLICO E AS IMAGENS DA DITADURA MILITAR NO CINEMA DOCUMENTAL CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO | ||||||||||||
Autor: |
ITAUANA FONSECA COQUET |
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Colaborador(es): |
ANDREA FRANCA MARTINS - Orientador |
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Catalogação: | 26/JUL/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27031&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=27031&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27031 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nessa pesquisa analisaremos a relação entre cinema documentário, história e memória a partir de três filmes brasileiros: Utopia e Barbárie (Silvio Tendler, 2010), Diário de uma busca (Flávia Castro, 2011) e Uma longa viagem (Lucia Murat, 2012). Esses documentários se voltam para o período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) ao mesmo tempo em que os diretores se inserem como personagens na narrativa. Os conceitos de memória, autobiografia e documento foram explorados a partir das diversas perspectivas adotadas em cada um desses documentários. Desse modo, investigaremos as diferentes estratégias cinematográficas, quanto ao uso de arquivos audiovisuais, testemunho e narração, na montagem.
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