Título: | ROTATIVIDADE DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | |||||||
Autor: |
MARCELA BRANDÃO CUNHA |
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Colaborador(es): |
FATIMA CRISTINA DE MENDONCA ALVES - Orientador |
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Catalogação: | 20/MAI/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26443&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26443&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26443 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O estudo tem como objetivo investigar as dinâmicas de rotatividade
docente na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto
de que haja padrões não aleatórios de distribuição de professores entre escolas,
considerando como hipótese central a existência de possíveis convergências entre
perfis de professores e alunos, principalmente no que diz respeito a indicadores de
qualificação dos primeiros e ao nível socioeconômico e desempenho escolar dos
últimos. Desta forma, professores com características mais favoráveis estariam
mais propensos a lecionar em escolas com alunos de nível socioeconômico mais
alto e melhor desempenho escolar. Em relação à revisão de literatura, são
abordados estudos que investigam os processos de mobilidade de professores
entre escolas, os quais visam identificar os principais fatores associados à decisão
do professor por mudar de instituição de ensino; bem como estudos sobre a
rotatividade docente nas unidades escolares, no que se refere ao fluxo de entrada e
saída de professores e aos impactos que a existência de alta rotatividade pode
acarretar para estas instituições. Com abordagem predominantemente quantitativa
e longitudinal, o estudo abrange os docentes que ingressaram na rede de ensino
entre 2002 e 2012. Investiga-se a relação entre as características destes e suas
tendências de mobilidade entre escolas, e a relação entre a rotatividade docente
nas instituições de ensino e as principais características de professores e alunos
que a compõem. Durante as análises são utilizados os seguintes dados: legislação
municipal sobre as transferências de professores entre escolas; dados de
transferência de professores, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação
(SME); informações do censo escolar sobre as características individuais dos
docentes; dados da Prova Brasil referentes ao nível socioeconômico e
desempenho escolar dos alunos. Dentre os resultados, verifica-se maior
mobilidade docente entre profissionais mais experientes e que atuam no primeiro
segmento de ensino. Quanto à rotatividade docente nas escolas, sugerem-se as
seguintes tendências: convergência entre perfis menos favoráveis de professores e
alunos em escolas que perderam maior quantitativo de professores e receberam
maior número de docentes recém-concursados; características docentes e
discentes mais favoráveis em escolas que receberam maior quantitativo de
professores por meio de transferências de outras escolas.
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