Título: | ESPAÇO ESCOLAR E TRABALHO DOCENTE: MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES | ||||||||||||
Autor: |
LUCIANA DE LACERDA DIAS BRAGA |
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Colaborador(es): |
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador FABIANO DE LEMOS BRITTO - Coorientador |
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Catalogação: | 11/MAR/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25916 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese é um estudo sobre memórias dos espaços escolares vividos por
professores. Procura identificar as condições e dimensões do trabalho docente a
partir do espaço escolar e memórias sobre a jornada educativa de dezessete
professores de Ensino Superior e Ensino Médio de um município de Minas Gerais
As memórias foram colhidas por meio de entrevista semiestruturada. Essas
memórias de um tempo e espaço vividos pelos professores entrevistados formam
uma narrativa do passado que se entrelaça no presente, criando significados na
forma de sua atividade docente. Dessa forma, o fio condutor de todo o trabalho
são as memórias do espaço escolar. Tanto o espaço, quanto o trabalho docente são
construções sociais interdependentes, que são influenciadas pela trajetória de vida,
cultura e formação do sujeito. As análises são fundamentadas em estudos sobre
arquitetura/espaço (Bachelard, Viñao-Frago, Escolano), cultura visual
(Hernández), espaço/relações de poder (Foucault), memória (Bergson, Bosi) e
estudos sobe docentes (Tardiff, Raymond). O espaço escolar causa impactos
objetivos e subjetivos em seus usuários. Nesse sentido, o espaço é produtor de
identidades, símbolos e relações que exercem influencia no trabalho docente.
Dessa forma, a partir das falas dos professores pode-se perceber que: embora as
ideias e práticas pedagógicas sejam ligadas ao contexto político, social e
tecnológico, esse último é o mais percebido e, quanto ao uso do espaço, o
professor sente-se aprisionado por imposições superiores como decisões da
direção escolar, exames nacionais e conteúdo da disciplina.
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