Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ESPAÇO ESCOLAR E TRABALHO DOCENTE: MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES
Autor: LUCIANA DE LACERDA DIAS BRAGA
Colaborador(es): ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
FABIANO DE LEMOS BRITTO - Coorientador
Catalogação: 11/MAR/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25916&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25916
Resumo:
Esta tese é um estudo sobre memórias dos espaços escolares vividos por professores. Procura identificar as condições e dimensões do trabalho docente a partir do espaço escolar e memórias sobre a jornada educativa de dezessete professores de Ensino Superior e Ensino Médio de um município de Minas Gerais As memórias foram colhidas por meio de entrevista semiestruturada. Essas memórias de um tempo e espaço vividos pelos professores entrevistados formam uma narrativa do passado que se entrelaça no presente, criando significados na forma de sua atividade docente. Dessa forma, o fio condutor de todo o trabalho são as memórias do espaço escolar. Tanto o espaço, quanto o trabalho docente são construções sociais interdependentes, que são influenciadas pela trajetória de vida, cultura e formação do sujeito. As análises são fundamentadas em estudos sobre arquitetura/espaço (Bachelard, Viñao-Frago, Escolano), cultura visual (Hernández), espaço/relações de poder (Foucault), memória (Bergson, Bosi) e estudos sobe docentes (Tardiff, Raymond). O espaço escolar causa impactos objetivos e subjetivos em seus usuários. Nesse sentido, o espaço é produtor de identidades, símbolos e relações que exercem influencia no trabalho docente. Dessa forma, a partir das falas dos professores pode-se perceber que: embora as ideias e práticas pedagógicas sejam ligadas ao contexto político, social e tecnológico, esse último é o mais percebido e, quanto ao uso do espaço, o professor sente-se aprisionado por imposições superiores como decisões da direção escolar, exames nacionais e conteúdo da disciplina.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF