Título: | O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
CAMILA BRAVO FONTOURA |
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Colaborador(es): |
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO - Orientador |
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Catalogação: | 09/MAR/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25906 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente tese é uma pesquisa sobre o Curso de Comando e Estado-Maior
do Exército Brasileiro e tem como objetivo o estudo da formação dos oficiais de
carreira bélica do Quadro de Estado-Maior da Ativa e os impactos das políticas de
Defesa nos conteúdos e monografias de conclusão do curso, após a criação do
Ministério da Defesa. Para isso, foram investigadas as legislações de ensino, os
Planos de Disciplinas, os títulos e as palavras-chave das monografias, nos dando
uma parte da dimensão de como essa classe militar é formada e uma premissa de
como pensam os temas relacionados à Defesa. Constatamos que as Políticas e as
Estratégias de Defesa nacionais, bem como as novas conjunturas no campo da
segurança e defesa internacional, após a Guerra Fria, estabeleceram mudanças na
formação do Estado-Maior do Exército no período de 1999 a 2013. Identificamos
as influências das legislações, diretrizes e ações estabelecidas pelo Ministério da
Defesa, demonstrando que o Exército não é totalmente refratário e se ajusta,
mesmo que lentamente e a seu modo, às transformações exigidas por outros
órgãos e pelos eventos externos à instituição. Porém, cabe destacar, que as
mudanças afetaram, mas continuam não interferindo na autonomia militar. As
mudanças observadas foram protagonizadas pelos próprios militares, que
estabelecem os critérios de mudanças de acordo com seus interesses e
perspectivas, reafirmando a autonomia institucional. Este trabalho contribui para
as discussões sobre o ensino militar brasileiro e sobre quais Forças Armadas
desejamos, tendo como contexto o perfil estratégico planejado pelo país e os
princípios democráticos.
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