Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: USABILIDADE PEDAGÓGICA E DESIGN DE INTERAÇÃO: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Autor: MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
Colaborador(es): LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador
LUIZ CARLOS AGNER CALDAS - Coorientador
Catalogação: 12/JAN/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615
Resumo:
A pesquisa trata da interação mediada por ferramentas de comunicação e colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem, dentro do contexto da educação a distância (EAD), dentro do olhar da usabilidade pedagógica e do design de interação. O estudo parte da premissa de que existem problemas ligados à interação mediada por ambientes virtuais de aprendizagem que dificultam a implementação de estratégias de ensino da EAD baseadas em colaboração e comunicação. Foi, portanto, definido como objetivo localizar necessidades e questões que podem influenciar o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas colaborativas, a partir de relatos de docentes. Além de trazer contribuições para o projeto de uma EAD baseada em colaboração e comunicação, a pesquisa contribui metodologicamente para a área do design de interação com a proposição da técnica da entrevista baseada em cenários. A partir de entrevistas não-diretivas com profissionais da EAD, foram desenvolvidos cenários que têm como tema interações entre pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados para EAD. Esses cenários serviram de base para entrevistas semiestruturadas, com docentes tutores. As entrevistas trazem descrições detalhadas sobre como esses profissionais colocam em práticas estratégias pedagógicas baseadas em comunicação e colaboração e mostram o crescimento do papel da tutoria em EAD nos modelos pedagógicos que utilizam essas estratégias, expondo situações que indicam a necessidade de sistemas que apoiem as tarefas do tutor dentro dos ambientes virtuais de aprendizagem.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
CAPÍTULO 9 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICES E ANEXOS PDF