Título: | USABILIDADE PEDAGÓGICA E DESIGN DE INTERAÇÃO: PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E COLABORAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM | |||||||
Autor: |
MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ |
|||||||
Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador LUIZ CARLOS AGNER CALDAS - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 12/JAN/2016 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A pesquisa trata da interação mediada por ferramentas de comunicação e
colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem, dentro do contexto da
educação a distância (EAD), dentro do olhar da usabilidade pedagógica e do
design de interação. O estudo parte da premissa de que existem problemas ligados
à interação mediada por ambientes virtuais de aprendizagem que dificultam a
implementação de estratégias de ensino da EAD baseadas em colaboração e
comunicação. Foi, portanto, definido como objetivo localizar necessidades e
questões que podem influenciar o uso de ambientes virtuais de aprendizagem para
o planejamento e a implementação de estratégias pedagógicas colaborativas, a
partir de relatos de docentes. Além de trazer contribuições para o projeto de uma
EAD baseada em colaboração e comunicação, a pesquisa contribui
metodologicamente para a área do design de interação com a proposição da
técnica da entrevista baseada em cenários. A partir de entrevistas não-diretivas
com profissionais da EAD, foram desenvolvidos cenários que têm como tema
interações entre pessoas em ambientes virtuais de aprendizagem utilizados para
EAD. Esses cenários serviram de base para entrevistas semiestruturadas, com
docentes tutores. As entrevistas trazem descrições detalhadas sobre como esses
profissionais colocam em práticas estratégias pedagógicas baseadas em
comunicação e colaboração e mostram o crescimento do papel da tutoria em EAD
nos modelos pedagógicos que utilizam essas estratégias, expondo situações que
indicam a necessidade de sistemas que apoiem as tarefas do tutor dentro dos
ambientes virtuais de aprendizagem.
|
||||||||