Título: | ENSAIOS EM MICROECONOMIA APLICADA | ||||||||||||
Autor: |
MAURÍCIO MACHADO FERNANDES |
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Colaborador(es): |
RODRIGO REIS SOARES - Orientador CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Coorientador |
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Catalogação: | 11/NOV/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25454&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25454&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25454 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Essa tese é composta por três artigos empíricos independentes. No primeiro
capítulo é avaliado em que medida diferenças no histórico profissional entre os
gêneros influenciam o diferencial de salários observado no mercado de trabalho
formal brasileiro. Para isto, utiliza-se uma amostra aleatória e representativa de
1 porcento dos trabalhadores presentes na RAIS / MTE entre os anos de 1994 e 2009. A
partir dessas informações é reconstruída a trajetória profissional dos indivíduos
pertencentes à amostra. As estratégias empíricas exploram a característica
longitudinal dessa base de dados para gerar informações complementares acerca
do diferencial de salários entre gêneros. Os resultados revelam que as medidas de
histórico profissional têm impactos economicamente relevantes sobre os
rendimentos individuais. Períodos de ausência no mercado de trabalho reduzem
em média os rendimentos e um maior engajamento dos trabalhadores implica
salários maiores. Entretanto, a inserção dessas medidas mais fidedignas de
histórico profissional dos trabalhadores acarreta uma diminuição de no máximo
10 porcento na magnitude do coeficiente associado ao diferencial de salários entre os
gêneros, ou seja, um impacto bastante reduzido. O segundo capítulo investiga a
importância relativa de duas dimensões da qualidade dos professores para a
aprendizagem em matemática e língua portuguesa dos alunos da oitava série do
ensino fundamental na rede de ensino paulista. Com este propósito, adota-se uma
abordagem de função de produção educacional e a principal especificação utiliza
um modelo de valor adicionado com controle para o desempenho passado dos
estudantes. Os resultados mostram que tanto o conhecimento quanto as atividades
pedagógicas dos professores em sala de aula têm impacto positivo e
estatisticamente significante sobre a aquisição de habilidades cognitivas.
Entretanto, o efeito do conhecimento dos docentes apresenta uma magnitude
pequena em termos econômicos. Já os impactos associados à adoção frequente de
práticas pedagógicas eficazes tem magnitude bastante relevante. Por exemplo, a
intervenção de substituir um professor de matemática que não passa lição de casa
sempre por outro que o faz aumenta a proficiência dos alunos em
aproximadamente 12 porcento de um desvio padrão da distribuição de notas. O terceiro
capítulo analisa a relação entre identidade partidária e as escolhas políticas para o
contexto das municipalidades brasileiras no ciclo político entre 2004 e 2008. Para
isto, utiliza-se o arcabouço de regressão com descontinuidade para estimar o
efeito causal local de um município ser governado por um partido de esquerda ao
invés de um de direita sobre as políticas públicas. Os resultados apontam que
governos de esquerda gastam proporcionalmente menos com urbanismo e saúde e
mais com administração. No entanto, esses maiores gastos administrativos não
estão associados a um inchaço da máquina pública com servidores.
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