Título: | UM TAXI PARA EUCLIDES: UMA GEOMETRIA NÃO EUCLIDIANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ||||||||||||
Autor: |
CARLOS AUGUSTO GOMES LOIOLA |
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Colaborador(es): |
CHRISTINE SERTA COSTA - Orientador |
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Catalogação: | 11/AGO/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=25026&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25026 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação em tela foi desenvolvida com o intuito de proporcionar ao
professor de matemática uma introdução ao estudo das Geometrias Não
Euclidianas, um assunto carente em nossas salas de aulas tanto do Ensino Básico
como das Licenciaturas em Matemática. Em consonância com os Parâmetros
Curriculares Nacionais, são historicamente construídos os conhecimentos
matemáticos apresentados para discutir o Quinto Postulado dos Elementos de
Euclides e para apresentar a descoberta de novas geometrias. Para ser apresentada
de forma mais detalhada, foi escolhida uma Geometria Não Euclidiana que pode
ser facilmente entendida e contextualizada por alunos do Ensino Médio: a
Geometria do Táxi. Tal geometria, além de possibilitar ligações com outros
conteúdos do Ensino Básico também é um modelo para a geografia urbana,
oferecendo ao alunado a possibilidade de interação com questões motivadoras,
interdisciplinares e próximas do seu cotidiano. É apresentada uma sugestão de
dinâmica que compara os conceitos das distâncias euclidiana e do táxi além de
discutir a definição de circunferência e sua representação tanto na Geometria
Euclidiana como na Geometria do Táxi. Além disso, alguns resultados da
aplicação da referida dinâmica em turmas do 3o. ano do Ensino Médio do C.E.
Professor Ney Cidade Palmeiro, localizado na cidade de Itaguaí no Rio de Janeiro,
também são relatados. Pretende-se que este trabalho seja mais uma contribuição
para o aprimoramento da formação continuada dos professores das escolas de
ensino básico no país.
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