Título: | CONHECIMENTO, ESCOLA E CULTURA/S: ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL | |||||||
Autor: |
FAGNER HENRIQUE GUEDES NEVES |
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Colaborador(es): |
VERA MARIA FERRAO CANDAU - Orientador |
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Catalogação: | 09/ABR/2015 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=24416&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24416 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este trabalho situa-se na confluência entre conhecimento, educação escolar, ensino de Sociologia e interculturalidade, um diálogo pouco explorado pela pesquisa educacional brasileira. Tendo como referenciais os estudos interculturais de Boaventura de Sousa Santos, Vera Maria Candau e Antônio Flávio Moreira, busca-se discutir como os professores de Sociologia lotados na escola básica compreendem as possibilidades de debates entre o saber sociológico escolar e a educação intercultural. Neste empreendimento, dois objetivos são visados: (1) identificar as representações de professores de Sociologia de escolas públicas de Niterói sobre as relações entre o conhecimento sociológico escolar vigente na escola básica brasileira e a proposta da educação intercultural e a (2) problematizar possibilidades de construção de currículos escolares sociológicos interculturalmente orientados no contexto de escolas da rede pública. Para tanto, foram desenvolvidas entrevistas individuais semiestruturadas com onze sujeitos licenciados em Ciências Sociais e atuantes no magistério estadual de Sociologia há pelo menos dois anos. Foram também analisados documentos curriculares oficiais voltados ao ensino médio e à disciplina de Sociologia. Mediante a articulação entre os dados obtidos através desses procedimentos e os referenciais teórico-conceituais enunciados, foi possível obter significativos achados. A despeito de diversas proposições favoráveis à educação intercultural nos documentos curriculares analisados, esta ainda é escassamente promovida na seleção de conteúdos e no desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino básico de Sociologia, conforme relatam os sujeitos da pesquisa. Nesse cenário, a construção intercultural do conhecimento sociológico escolar é uma meta a se cumprir, repleta de desafios a serem enfrentados pelo sistema escolar e os educadores.
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