Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: REUSO DE ESTRATÉGIAS SENSÍVEIS A DOMÍNIO PARA DETECÇÃO DE ANOMALIAS DE CÓDIGO: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS
Autor: ALEXANDRE LEITE SILVA
Colaborador(es): ALESSANDRO FABRICIO GARCIA - Orientador
ELDER JOSE REIOLI CIRILO - Coorientador
Catalogação: 30/JAN/2015 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23964&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=23964&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.23964
Resumo:
Para promover a longevidade de sistemas de software, estratégias de detecção são reutilizadas para identificar anomalias relacionadas a problemas de manutenção, tais como classes grandes, métodos longos ou mudanças espalhadas. Uma estratégia de detecção é uma heurística composta por métricas de software e limiares, combinados por operadores lógicos, cujo objetivo é detectar um tipo de anomalia. Estratégias pré-definidas são usualmente aplicadas globalmente no programa na tentativa de revelar onde se encontram os problemas críticos de manutenção. A eficiência de uma estratégia de detecção está relacionada ao seu reuso, dado o conjunto de projetos de uma organização. Caso haja necessidade de definir limiares e métricas para cada projeto, o uso das estratégias consumirá muito tempo e será negligenciado. Estudos recentes sugerem que o reuso das estratégias convencionais de detecção não é usualmente possível se aplicadas de forma universal a programas de diferentes domínios. Dessa forma, conduzimos um estudo exploratório em vários projetos de um domínio comum para avaliar o reuso de estratégias de detecção. Também avaliamos o reuso de estratégias conhecidas, com calibragem inicial de limiares a partir do conhecimento e análise de especialistas do domínio. O estudo revelou que, mesmo que o reuso de estratégias aumente quando definidas e aplicadas para um domínio específico, em alguns casos o reuso é limitado pela variação das características dos elementos identificados por uma estratégia de detecção. No entanto, o estudo também revelou que o reuso pode ser significativamente melhorado quando as estratégias consideram peculiaridades dos interesses recorrentes no domínio ao invés de serem aplicadas no programa como um todo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF