Título: | O QUE FAZER COM O AUXILIAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL?: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS MUNICIPAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA GANDARELA CHAMARELLI |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 05/SET/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21990&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21990&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21990 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nas décadas de 1970 e 1980 com a pressão da demanda, a urgência do seu
atendimento, a omissão da legislação educacional vigente e a difusão da ideologia
da educação como compensação de carências levaram a criação de formas
alternativas de atendimento onde inexistiam critérios básicos relativos à infraestrutura
e à escolaridade das pessoas que lidavam diretamente com as crianças,
em geral mulheres, sem formação específica, chamadas de crecheiras, pajens,
babás, auxiliares, etc. Entretanto, mesmo com as conquistas legais determinadas
pela Constituição de 1988 e pela LDB de 1996 é encontrado nas creches e préescolas
de alguns municípios do Estado do Rio de Janeiro atuando ora como
docente ora como apoio as atividades do professor um profissional, denominado
muitas vezes de auxiliar. A situação desses trabalhadores é pouco estudada,
por isso se faz relevante pela necessidade e urgência de se pensar e prezar pela
qualidade na Educação Infantil. Diante disso, este estudo se propõe conhecer e
analisar a situação dos auxiliares de Educação Infantil nos municípios e de que
forma se configuram as políticas municipais para esses profissionais a partir dos
responsáveis pela Educação Infantil nas secretarias dos municípios investigados
pela pesquisa institucional Educação Infantil e Formação dos Profissionais
no Estado do Rio de Janeiro: concepções e ações, realizada entre 2009-2011
pelo grupo de pesquisa Infância, Cultura e Formação (INFOC). Inicialmente é
apresentada uma arquitetura histórica da Educação Infantil no Brasil, dialogando
com as publicações acadêmicas, pesquisas e políticas públicas nacionais e
municipais para compreender o aparecimento do auxiliar nos municípios. Em
seguida são abordados os referenciais teórico-metodológicos da dissertação, além
do campo empírico da pesquisa. E por último são apresentadas as análises das
políticas públicas para os auxiliar através dos discursos dos responsáveis pela
Educação Infantil nos municípios investigados.
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