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Título: O QUE FAZER COM O AUXILIAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL?: UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS MUNICIPAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Autor: LUCIANA GANDARELA CHAMARELLI
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Catalogação: 05/SET/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21990&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21990&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21990
Resumo:
Nas décadas de 1970 e 1980 com a pressão da demanda, a urgência do seu atendimento, a omissão da legislação educacional vigente e a difusão da ideologia da educação como compensação de carências levaram a criação de formas alternativas de atendimento onde inexistiam critérios básicos relativos à infraestrutura e à escolaridade das pessoas que lidavam diretamente com as crianças, em geral mulheres, sem formação específica, chamadas de crecheiras, pajens, babás, auxiliares, etc. Entretanto, mesmo com as conquistas legais determinadas pela Constituição de 1988 e pela LDB de 1996 é encontrado nas creches e préescolas de alguns municípios do Estado do Rio de Janeiro atuando ora como docente ora como apoio as atividades do professor um profissional, denominado muitas vezes de auxiliar. A situação desses trabalhadores é pouco estudada, por isso se faz relevante pela necessidade e urgência de se pensar e prezar pela qualidade na Educação Infantil. Diante disso, este estudo se propõe conhecer e analisar a situação dos auxiliares de Educação Infantil nos municípios e de que forma se configuram as políticas municipais para esses profissionais a partir dos responsáveis pela Educação Infantil nas secretarias dos municípios investigados pela pesquisa institucional Educação Infantil e Formação dos Profissionais no Estado do Rio de Janeiro: concepções e ações, realizada entre 2009-2011 pelo grupo de pesquisa Infância, Cultura e Formação (INFOC). Inicialmente é apresentada uma arquitetura histórica da Educação Infantil no Brasil, dialogando com as publicações acadêmicas, pesquisas e políticas públicas nacionais e municipais para compreender o aparecimento do auxiliar nos municípios. Em seguida são abordados os referenciais teórico-metodológicos da dissertação, além do campo empírico da pesquisa. E por último são apresentadas as análises das políticas públicas para os auxiliar através dos discursos dos responsáveis pela Educação Infantil nos municípios investigados.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF