Título: | MELLON COLLIE AND THE INFINITE SADNESS: ROCK, MELANCOLIA E SOCIEDADE DE CONSUMO | ||||||||||||
Autor: |
VICTOR MORETO SILVA TAVARES |
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Colaborador(es): |
VALTER SINDER - Orientador |
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Catalogação: | 28/AGO/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21946&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21946&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21946 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo discutir a sociedade de consumo, o rock
and roll e a manifestação da melancolia na segunda metade do século XX, em
especial a partir dos anos 1990. Conjugados, esses termos representam um diálogo
íntimo e combinatório, que nos ajuda analisar a sociedade sob diferentes aspectos:
a produção musical e seus reflexos sociais; a melancolia – e sua conceituação –
com crescente relevância em diagnósticos e percepções; a sociedade de consumo
como campo, tanto para o surgimento do rock quanto para a aparição do
fenômeno melancólico; e a própria relação rock x melancolia que ora denuncia,
ora é produtora de significados sociais. Entram em discussão as noções sobre
individualismo, linearidade, invisibilidade social, fetichismo mercadológico e a
falência do conceito de progresso.
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