Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MELLON COLLIE AND THE INFINITE SADNESS: ROCK, MELANCOLIA E SOCIEDADE DE CONSUMO
Autor: VICTOR MORETO SILVA TAVARES
Colaborador(es): VALTER SINDER - Orientador
Catalogação: 28/AGO/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21946&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21946&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21946
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir a sociedade de consumo, o rock and roll e a manifestação da melancolia na segunda metade do século XX, em especial a partir dos anos 1990. Conjugados, esses termos representam um diálogo íntimo e combinatório, que nos ajuda analisar a sociedade sob diferentes aspectos: a produção musical e seus reflexos sociais; a melancolia – e sua conceituação – com crescente relevância em diagnósticos e percepções; a sociedade de consumo como campo, tanto para o surgimento do rock quanto para a aparição do fenômeno melancólico; e a própria relação rock x melancolia que ora denuncia, ora é produtora de significados sociais. Entram em discussão as noções sobre individualismo, linearidade, invisibilidade social, fetichismo mercadológico e a falência do conceito de progresso.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF