Título: | PROJETO DE JOGOS EDUCATIVOS 2D DE AVENTURA USANDO LUA | |||||||
Autor: |
MICHELE DOS SANTOS SOARES |
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Colaborador(es): |
BRUNO FEIJO - Orientador |
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Catalogação: | 30/JUL/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21809&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21809&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21809 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O computador pode ser considerado um grande aliado no desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente na medida que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que se adapta a distintos ritmos de aprendizagem. No processo de ensinar matemática, por exemplo, um software educacional pode contribuir para a criação de um cenário que ofereça possibilidades para o aluno associar os conceitos matemáticos com as suas experiências cotidianas, sem perder aspectos lúdicos e motivação. Entretanto, um problema enfrentado por educadores na utilização de softwares educativos é a pouca flexibilidades dos sistemas disponíveis. Na maiorias dos jogos educativos disponíveis no mercado, pode-se apenas vivenciar conteúdos estáticos e estruturas rígidas. Um jogo educativo com conteúdos estáticos age em um conteúdo específico e, uma vez que o usuário aprende aqueles conteúdo, o jogo deixa de fornecer desafios ao jogado, perdendo toda a diversão. Numa tentativa de aliviar as consequências desses problema, essa dissertação apresenta um framework para o desenvolvimento de jogos educativos 2D no estilo aventura que facilita a definição de objetos e comportamentos por parte de educadores, a partir da integração de uma camada de scripts em linguagem Lua com um motor de jogos 2D.
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