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Título: DESMISTIFICAÇÃO DO LUXO: UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES DE COMPRA DE RÉPLICAS
Autor: LEONARDO SOARES DA SILVA
Colaborador(es): LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador
Catalogação: 12/MAR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21286&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21286&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21286
Resumo:
Seguindo uma tendência mundial, o consumo de produtos falsificados tem se ampliado consideravelmente no Brasil, com relevantes consequências econômicas e sociais. Apesar de sua característica de exclusividade, os produtos de marcas de luxo não são imunes a esse processo. Réplicas de artigos como bolsas e relógios de marcas historicamente inacessíveis para muitos, por exemplo, podem ser adquiridos com facilidade no país. A desmistificação do luxo é, em grande parte, resultado da evolução do seu significado: partindo de uma lógica artesanal para uma visão financeira e industrial, o luxo caminhou pela modernidade e pós-modernidade - era do consumo movido pelo simbolismo e pela união do real e do imaginário, até, finalmente, democratizar-se através do novo luxo, abrindo as portas para a falsificação. Nesse contexto, o presente estudo buscou responder à seguinte pergunta: Quais valores podem ser considerados responsáveis pela decisão de compra de bolsas falsificadas da marca Louis Vuitton? Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, em que 15 mulheres que compraram bolsas Louis Vuitton falsificadas foram submetidas a entrevistas em profundidade analisadas pela técnica Laddering. O resultado do estudo sugere que, para além dos atributos do produto, avaliado como de elevada beleza, a bolsa faz com que as mulheres sintam-se possuidoras de imponência e status. Ao comprarem a bolsa Louis Vuitton, mesmo falsificada, as consumidoras buscam o pertencimento e procuram elevar a autoestima, valor que atua como principal motivador da decisão de compra.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF